Quando Deus me receber

A morte é um mistério a ser resolvido. Não a morte propriamente, mas o porquê se morre.

Mistério posto e jamais resolvido, dedico-me agora a falar da dose de realidade do dia. Hoje, a morte visitou uma amiga jovem, bonita, de bom coração, cheia de sonhos… e a combinação dos fatos me deixou multiplamente triste.

A morte é aquela inspetora de alunos que sai da diretoria apenas para lembrar que a vida não é feita só de recreios com brincadeiras e guloseimas. A morte é a aquela pia cheia de louça gritando para ser lavada apenas para lembrar que a vida não é feita só de deliciosos almoços em família. A morte é aquela ligação não atendida do ex-grande-amor da sua vida apenas para lembrar que a vida não é feita só de conchinhas e beijinhos. A morte é… ridícula.

Quando chegar lá em cima, caso o céu seja realmente em cima, vou esperar educadamente pelos ritos de praxe e, na primeira oportunidade, vou metralhar: “Qual o sentido da vida?” e “Qual o sentido da morte?” e, com todo o respeito do mundo “Se Deus criou tudo, quem criou Deus?”.

Não tenho medo de perguntar. Nem medo de morrer. Só tenho medo que doa. Certa vez, na igreja Presbiteriana, um dos estudiosos da Bíblia disse que morrer é como um “abrir e fechar de olhos”. Você fecha o olho aqui e abre lá. Lá onde mesmo? Enfim, esse enfoque é confortante, mas só morrendo para saber. Me irrita isso que a vida tem de não permitir ensaios. Se bem que ensaiar a morte seria um pouco estranho.

Estou pensando aqui: seria a vida um grande ensaio? Se sim, estamos ensaiando para quê?

Gosto de conversar com Deus antes de dormir e sempre digo “Deus, obrigado por mais este dia. (…) Abençoa os meus vivos queridos, dá força, alegria, sonhos bons. (…) E cuida dos meus mortos queridos, para que fiquem bem onde estão e blá-blá-blá, em nome de Jesus. Amém”. A única coisa que não digo é que a vida faz pouco sentido. A morte então…

 

Dedico este texto ao sorriso e olhar sinceros de Marcella Mary e a todos os meus mortos queridos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s